terça-feira, 17 de agosto de 2010

"Escola da Vida"

Depois de assistir a mais uma óptima reportagem da brilhante jornalista Conceição Queiroz apercebo-me que sou cada vez mais fã do trabalho desta excelente profissional!

Amo as suas reportagens, talvez também contribua para isso o facto de estas terem quase sempre temas que são do meu interesse profissional, mas com certeza que também contribui o facto de Conceição Queiroz ser uma excelente comunicadora e um exemplo de bom jornalismo, sempre com um óptimo trabalho de investigação por detrás de cada reportagem.

Sobre a reportagem de hoje, "Escola da Vida", gostei imenso. Adorei conhecer uma escola onde a diversidade e a etnicidade é louvada e aproveitada para proporcionar aos alunos uma maior riqueza de vida.
E é sempre bom ouvirmos falar de vez em quando de um bom exemplo para contrastar com as mil e uma notícias de alunos/pais a bater em professores, de delinquência juvenil, de abandono escolar, de "casos perdidos/impossíveis". Pois, a meu ver e também como esta escola veio demonstrar, não há casos impossíveis, é sempre possível fazer a diferença, basta querer, basta tentar! Já dizia Tommy Lasarde "A diferença entre o possível e o impossível depende da determinação de cada um" e eu acredito nisso! Estes jovens da Escola Eça de Queirós tiveram alguém que se preocupou verdadeiramente com eles e isso fez a diferença, talvez nalguns casos tenha feito TODA a diferença!

É claro que os resultados não aparecem de um dia para o outro, é preciso ter persistência, acreditar e não desistir nunca, pois muitos destes alunos, protagonistas das estatísticas de deliquência juvenil e abandono escolar, talvez nunca tenham tido alguém que acreditasse neles, alguém que não lhes colocasse logo à partida um rótulo de fracasso.


Enfim... esta foi a futura Assistente Social a falar, aquela que ainda acredita que "embora não possamos mudar o mundo, podemos ajudar a mudar e a melhorar pequenos grandes mundos"! Espero guardar sempre este ideal e nunca deixar de acreditar nele.

1 comentário:

Sôzinha disse...

Só apanhei o final da reportagem, mas do que vi também gostei bastante.
Também espero que nunca deixes de acreditar nesse ideal, pois pode fazer toda a diferença na vida de alguém...