quarta-feira, 25 de agosto de 2010

E agora?!

Quando uma pessoa está a conseguir manter-se minimamente concentrada na elaboração do relatório tem que vir sempre algo desconcentrá-la o máximo possível!!! =S
Desta vez a desconcentração chegou em forma de mail enviado por uma amiga, que dava conta da existência no nosso instituto de uma pós-graduação que possivelmente me poderia interessar...
E pensam vocês: E então? Não é uma notícia boa?! Pois bem, assim à primeira vista, não me parece!

Com a elaboração do relatório final ainda nem tive tempo nem disposição para pensar assim mais aprofundadamente sobre o que vou fazer agora que terminei o curso mas, penso que basicamente os meus planos passavam pela procura de emprego ou estágio profissional, uma vez que não me apetecia muito embarcar já para um mestrado porque a meu ver sem experiência profissional, na minha área, não seria bem aproveitado.
A ideia de uma pós-graduação essa sim já me tinha ocorrido mas preferia que fosse fora da minha cidade, o ideal, claro, seria Lisboa...

E agora?! Eu estou ansiosa para entrar no mercado de trabalho, para ganhar os meus tostões, para ganhar a minha independência! Mas e se eu não aproveitar esta oportunidade e depois ficar um ano ou mais parada em casa sem conseguir encontrar emprego?! E se eu aproveitar esta oportunidade e adiar mais uma vez a minha vontade de sair daqui?! O que farei eu depois com os sentimentos de estagnação que me vão perseguir?! E se enquanto estou na pós-graduação me aparecer uma oportunidade de emprego/estágio e não der para conciliar as duas coisas?!

Oh God, haverá por aí alguém que me possa tirar todas estas dúvidas?! Preciso mesmo de uma luzinha ao fundo do túnel! =S

5 comentários:

Rita disse...

Posso-te contar a minha experiência.

Eu acabei o curso o ano passado, estive muito indecisa entre fazer a pós-graduação logo de seguida ou aguardar. A minha ideia era tirar a pós-graduação enquanto estivesse a trabalhar. A grande dúvida surgiu porque eu não sabia quanto tempo iria demorar a encontrar trabalho porque não queria dar mais essa despesa aos meus pais e depois porque não tinha bem a certeza que área iria seguir.
Andei sempre vai-não-vai para me inscrever, entretanto os prazos de inscrição passaram e eu encontrei logo trabalho, ainda antes de Setembro! Se me arrependo? Não, de todo! O que vejo por colegas meus que decidiram continuar a estudar (e que eram super bons alunos na licenciatura) é que o traquejo do mundo do trabalho faz falta. A minha opinião é que, acabadinhos de sair da faculdade, ainda temos uma visão muito académica dos problemas que nos propõem e, para mim, não é isso que se pede de um aluno de pós-graduação/mestrado. Agora, o principal contra é que não sei quando o irei fazer. Estudar, irei estudar sempre, porque o que faço exige uma constante actualização e busca de novas soluções. Mas o regresso à faculdade não sei quando será. Acredito que deva ser extenuante estudar e trabalhar ao mesmo tempo. E se, às vezes, só com o trabalho, ando com a cabeça feita em água...

Agora quanto às tuas dúvidas... Só tu é que podes desenrolar esse novelo. Ponderar o que queres fazer e o que será o melhor para ti. Hás-de conseguir! ;)

(Desculpa o testamento.)

Bel disse...

É exactamente essa ideia que eu tenho em relação ao mestrado, também só quero fazê-lo quando já estiver a trabalhar, por essas duas razões, porque não quero que os meus pais acarretem sozinhos com mais essa despesa e porque acho que um mestrado na minha área tb precisa de alguma/muita experiência profissional por trás. Até porque quando escolher o mestrado já quero estar bem ciente da área de intervenção em que me quero mesmo especializar (se é que me quero especializar).

Em relação a uma pós-graduação, penso que poderia ser uma mais valia para mim no momento, uma vez que no meu curso é tudo dado muito no geral,muito superficialmente, visto que são inúmeras as possíveis áreas de intervenção e então penso que seria uma forma de eu aprender mais um pouco sobre a área em que estagiei e perceber se realmente é mesmo isso que eu quero.

Mas enfim, em tudo existem sempre os prós e os contras não é?
Obrigada por partilhares a tua experiência e pela atenção que me dispensaste! ;) Não foi testamento nenhum, testamentos são os meus textos! :S

Sôzinha disse...

Também já tive as mesmas dúvidas =)
Acabei o meu curso o ano passado e, mesmo antes de o acabar, estive a ver Mestrados e Pós-Graduações. Houve um que me interessou bastante e por isso decidi inscrever-me (até porque um curso de 3 anos não é quase nada e um Mestrado ou Pós Graduação é sempre uma mais valia, mesmo que num futuro próximo não o pareça). Quando me fui inscrever ainda não tinha acabado a licenciatura, por isso também ainda não tinha começado à procura de trabalho. Foi um risco muito grande ter-me inscrito no Mestrado sem ter arranjado um emprego. Mas na altura sempre pensei que, mais tarde ou mais cedo, iria acabar por arranjar alguma coisa.
O problema foi quando os meses foram passando e não havia meio de arranjar nada. Já estava a começar a desesperar quando, em Outubro, finalmente arranjei trabalho.
Este ano que passou fiz o 1º ano do Mestrado, que corresponde à Pós-Graduação e para o próximo irei fazer a tese.
Nunca tinha trabalhado e estudado ao mesmo tempo. E, pela experiência que tive este ano, não foi fácil. As minhas notas também baixaram muito se comparar com as que tinha na licenciatura. O grau de exigência é maior, o tempo que temos é cada vez menor e a disposição/vontade para estudar e fazer trabalhos também ia diminuindo. Mas uma coisa é certa, se não me tivesse inscrito o ano passado, agora não o iria fazer. E pior do que isso, não saberia se alguma vez iria voltar a ter vontade suficiente para me inscrever.
Fazer um Mestrado logo a seguir à Licenciatura pode ser bom por irmos embalados do ritmo das aulas e dos trabalhos/exames e por isso acho que custa menos. Mas também tenho noção de que, se tivesse mais experiência no mundo do trabalho, seria mais fácil fazê-lo e até deveria ser-me mais útil (pois começava a relacionar a teoria com a prática).
No fundo, ainda não sei se fiz bem ou não em fazer logo de seguida o Mestrado. Acho que depende muito de cada pessoa e da força de vontade que tem para o fazer (se achares que no futuro a vais ter, o melhor deve ser adiar; se achares que se não o fizeres agora não o vais fazer no futuro, então acho que o melhor é mesmo fazer agora).
Se tiveres alguma dúvida em que aches que eu te posso ajudar pergunta ;)

Bel disse...

Obrigada por também partilhares a tua experiência Sôzinha, aos poucos e poucos acho que as ideias se vão começando a organizar na minha cabeça com a vossa ajuda! :) Quando me tiver decidido comunico-vos e claro se entretanto me surgir alguma dúvida vou aproveitar a oferta de ajuda! ;)
Ah e já agora os meus parabéns por teres conseguido conciliar um mestrado com o emprego! Não parece nada tarefa fácil!

Say Cheese disse...

Pois é, no Inverno é quando têm mais destes ataques :p até achei estranho hoje, pq estava um calor de morrer e ela ficou debaixo dos lençóis na boa x)